terça-feira, 21 de outubro de 2008

Novamente vou me manifestar sobre o caso Eloá

Estava eu indo pra aula hoje pela manhã, por volta das 7h20 quando fui tomar um café, enquanto espero, olho pra televisão que está passando uma matéria sobre o velório da jovem. ão sei o canal que era, muito menos o programa e o reporter, mas o que me impressionou foi que estavam sobrevoando o cemitério onde a menina seria enterrada e o local onde seu corpo era velado. 

Como se isso já não fosse deplorável o bastante, entra cenas da escola onde a menina estudava, pano preto estendido na janela em sinal de luto, os colegas se abraçando e chorando. Mas o pior estava por vir. Entra no ar trechos da entrevista da familia durante o velório, em cima do caixão!!! sim, a camera vai fechando nos pais e dá pra ver nitidamente que entre eles e a camera há o caixão da menina!!! Ah, por favor... é o fim do respeito... sentimentos não existem mais para a mída brasileira! e a matéria termina com a família e os amigos cantando aquela que seria a música favorita da garota, música que não consegui decifrar tamanho era o ruido dos choros...

Gente, por favor, volto a me questionar sobre os mesmos pontos que refleti no caso da morte da D. Ruth Cardoso - onde a foto de capa era o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chorando sobre o caixão - ONDE ESTÁ O RESPEITO DA MÍDIA? ATÉ QUE PONTO VALE OS FUROS DE REPORTAGENS?

Outra coisa que me deixou indignada... até as 7 da manhã já haviam passado pelo velório de Eloá mais de 7 mil pessoas!!! com certeza não eram 7 mil conhecidos. Secretários de segurança, saúde, sei lá quem era, mas haviam politicos lá... foram fazer o que? dar o ultimo adeus pra mais um número? porque sim, Eloá, enquanto viva, era mais uma estatística, da educação, da saúde, de jovens, era apenas um número, e hoje, continua sendo... Um número a mais nos casos de violência, uma vitima a mais da isanidade do mundo em que vivemos...

Gente, por favor, onde está o respeito às familias, aos amigos, se não existe, respeite o morto pelo menos!!!

Eu juro que ética está no curriculo dos cursos de jornalismo, pelo menos no da UEPG eu sei que está... 

Não estou criticando os jornalistas em geral, estou criticando atitudes mesquinhas como esta. 

Tenho muitos amigos acadêmicos de jornalismo. Só me resta desejar, do fundo do coração, que sejam jornalistas mais conscientes que esses que vemos hoje...

Nenhum comentário: