sexta-feira, 1 de maio de 2009

Educação, Noção ou sensibilidade?

A trajetória que o mundo está seguindo hoje leva a uma verticalização das cidades, onde, muitas delas, não tendo mais espaço para crescer em casas começa a substituí-las por prédios e a população cada vez mais começa a procurar por prédios para moradia, seja por segurança ou qualquer outro motivo.

O problema é que, quando se passa a ocupar um apartamento, você acaba sofrendo cortes bruscos na sua liberdade. Já não se pode mais pendurar aquela toalha velha na janela pra secar, seu cachorro, nos prédios que são permitidos, já não pode latir tanto, o trajeto da sua porta até a porta do prédio deve ser feito sem tanto barulho, seu carro deve ficar estacionado corretamente na garagem, enfim, são alguns pontos em que se perde a liberdade que se tem numa casa, por exemplo.

Acredito que o motivo que mais gera mal estar entre os moradores de prédios é o barulho do apartamento vizinho. Sapatos de salto no apartamento de cima, conversas no do lado, rcentemente foi veiculado pelo portal G1 que uma mulher havia sido impedida de emitir sons altos (gritos e gemidos), durante o sexo, pela justiça por força de uma ação promovida por um vizinho. Enfim, esses são alguns exemplos. Mas o que mais incomoda, sem dúvida, é o volume dos aparelhos eletronicos, TV, radio, até mesmo jogos de computador ou video game.

Pra saber se o volume em que você ouve suas coisas está atrapalhando, faça o seguinte teste:

Coloque seu aparelho no volume que desejar, saia do comodo, feche a porta e fique no comodo ao lado. O som que você ouve no outro comodo incomodaria alguém que estivesse tentando estudar, dormir ou ver tv nesse local onde você está? se a resposta for afirmativa, significa que você pode estar incomodando algum vizinho.

Para saber como se portar em relação ao barulho num prédio, pense seu prédio como uma casa, e seu apartamento apenas como um quarto dessa casa. O que, na prática, é o que acontece mesmo. Assim como, numa casa, os comodos são separados apenas por paredes, num prédio, os apartamentos são separados da mesma forma, portanto, a analogia, é verdadeira.

Mas há aqueles que insistem em fingir que não estão incomodando ninguém, ai é que eu lhes pergunto,

Noção, educação ou sensibilidade? o que falta nos vizinhos de hoje? 

Um videozinho pra animar

2 comentários:

Bruno disse...

Concordo com o post. O pessoal hoje não tem o mínimo respeito pelo próximo.

Anônimo disse...

Excelente post Tau,

não imagino alguém fazendo este teste para saber se incomoda alguém, o desprezo pela vida alheia cresce como o número de habitantes no planeta...espero não estar por aqui quando a humanidade achar esse limite de tolerância.